Festival Sátira

Atrações importantes do cenário musical como Samuel Rosa e Vitor Kley já animaram o público, que aproveita um visual maravilhoso do pôr do sol.

Ao lado de todo esse leque de atrações, o evento também apresentou o CSul Sustentar, com diversos projetos de conscientização ambiental.

Como todo evento, o festival liberou gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, principalmente em função da queima de combustível dos veículos que transportaram artistas e público até a Lagoa dos Ingleses. Essas emissões serão neutralizadas pelo plantio de árvores após o evento.

Outra ação importante foi a do projeto Reciclagem 4.0, que expôs duas impressoras 3D – que têm um dos seus componentes produzidos por plástico reaproveitado de eletroeletrônicos – para produzir brindes como chaveiros e porta-copos para distribuir ao público. O plástico do material é reutilizado por meio de uma parceria entre a empresa Waylix, de Belo Horizonte, com uma startup de São Paulo que transforma a carcaça dos eletroeletrônicos em filamentos (parte que corresponde ao cartucho de uma impressora comum) de impressora 3D. O projeto tem o objetivo de gerar educação ambiental e divulgação dos pontos corretos de descarte para cápsulas de café, aerossol e eletrônicos.

A Resolve Ambiental, responsável pela coleta seletiva dos residenciais do Alphaville e áreas comuns da Lagoa dos Ingleses, montou uma estação de triagem, onde seis pessoas fizeram a separação e qualificação dos materiais recicláveis em tempo real, utilizando equipamentos como mesa de triagem, tambores e big bags, tal como é feito em uma unidade de reciclagem.

O lixo produzido no evento também foi alvo de uma ação ambiental e sustentável. Foram distribuídos três recipientes específicos para coletar os resíduos produzidos pelo evento (uma lixeira para material reciclado, uma segunda para o resíduo orgânico e uma terceira para rejeitos).

Ao longo do festival foi feita uma triagem para separar os resíduos orgânicos de forma a destiná-los para a compostagem (processo que aproveita a atividade microbiana aeróbica para reciclar restos de alimentos e resíduos de plantas, transformando-os em um adubo orgânico rico em nutrientes capaz de fertilizar naturalmente o solo).