o projeto CSUL | O VETOR SUL DA RMBH

O Projeto CSul está localizado nos municípios de Nova Lima e Itabirito, embora sua área de influência alcance também cidades vizinhas, como Belo Horizonte e Brumadinho, além de todos os municípios que integram as microrregiões do Alto Paraopeba e Inconfidentes.

Hoje, podemos afirmar que esta é uma das regiões mais dinâmicas de Minas Gerais, tanto no que se refere à sua vitalidade econômica, quanto à sua relevância sociocultural. Não é por acaso que, entre 1990 e 2001, o crescimento populacional da região evoluiu a taxas bem mais elevadas do que a média estadual – 7,95% ao ano, de acordo com estudos do Instituto Horizontes.

Esse expressivo crescimento populacional é mais do que justificado, quando se considera a presença de grandes empresas na região. Líderes setoriais como a Vale, a CSN, a Gerdau e a AngloGold Ashanti, entre outras, são responsáveis por atrair não apenas pessoas em busca de empregos, mas também empresas de menor porte, que fazem parte de sua cadeia produtiva.

A partir da década de 80, o Vetor Sul da RMBH também foi transformado em um novo pólo de prestação de serviços. Primeiro com a implantação do BH Shopping – uma âncora em torno da qual surgiram novos empreendimentos comerciais e habitacionais – e, posteriormente, com a implantação de novos núcleos hospitalares e universitários, que também funcionam como âncoras para prestadores de serviços de pequeno porte. Nos anos 90, a chegada de diversos empreendimentos imobiliários de alto padrão a Nova Lima acabou por reforçar este renovado ciclo de vitalidade econômica da região.

O Vetor Sul da RMBH também guarda tesouros naturais e culturais de valor incomparável. A Área de Preservação Ambiental Sul (APA-SUL) abrange parte considerável dos territórios dos municípios do Vetor Sul, mantendo protegidos mais de 11 mil hectares de áreas de interesse ambiental reconhecido. Em Nova Lima, situam-se as reservas ambientais do Tumbá e de Fechos (onde existe uma Estação Ecológica), o parque estadual do Rola Moça, além das matas do Jambreiro e dos Cristais, transformadas em Reservas Particulares de Preservação Natural.

Em Brumadinho, estão as áreas de preservação do Rio Manso e Catarina, além da APA Inhotim, onde foi implantado o Instituto Inhotim, o mais importante centro de arte contemporânea do país e que também funciona como um destacado Parque Botânico

O Vetor Sul da RMBH guarda ainda um vasto patrimônio arquitetônico, artístico e cultural, incluindo monumentos e obras que ajudam a recontar a própria história de Minas. Basta citar, no município de Congonhas, as mais importantes obras do Mestre Aleijadinho, sem contar o grande número de pequenas igrejas construídas na região no auge do Barroco Mineiro.

Próximo dali localizam-se, ainda, cidades como Ouro Preto e Mariana, que além do um patrimônio arquitetônico e cultural de valor imensurável, também abrigam universidades tradicionais. Conselheiro Lafaiete é outro pólo educacional relevante, oferecendo em suas mais de sete instituições de ensino superior, 45 cursos de graduação. A Fundação Dom Cabral, localizada em Alphaville, complementa o mix educacional diferenciado do Vetor Sul da RMBH.

Reunido, todo esse patrimônio natural, cultural e econômico tem assegurado ao Vetor Sul da RMBH um permanente processo de crescimento e desenvolvimento, atraindo, cada vez mais, novos núcleos educacionais, de saúde e prestação de serviço, o que permite vislumbrar um virtuoso ciclo de crescimento da região nos próximos anos.

O desejo dos empreendedores do Projeto CSul é trabalhar para catalisar todos esses diferenciais competitivos do Vetor Sul da RMBH, oferecendo novas alternativas de moradia, de trabalho e de lazer para quem sonha viver em uma das mais belas e ricas regiões de Minas Gerais.

2014 www.csullagoadosingleses.com.br. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Avenida Princesa Diana, 55
Lagoa dos Ingleses - Nova Lima/MG