o projeto CSUL | O CRIATIVO

Área

Seguindo o conceito do Novo Urbanismo, o masterplan do empreendimento foi elaborado pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner, um dos mais respeitados planejadores urbanos do país. Fundador do Instituto Jaime Lerner e da Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA), o arquiteto foi governador do Paraná e prefeito de Curitiba, onde liderou uma verdadeira revolução urbana, transformando a capital paranaense em referência internacional em planejamento, com soluções inovadoras de transporte, meio ambiente, programas sociais e projetos urbanísticos.

Pelo reconhecimento de sua obra recebeu diversos prêmios e títulos internacionais com destaque para o Prêmio Máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1990). Em 2010, foi nominado pela revista Time um dos 25 Pensadores mais Influentes do mundo. Em 2011, em reconhecimento por contribuição no campo da mobilidade urbana sustentável, Lerner recebeu o prêmio Leadership in Transport Award. Atualmente, desenvolve projetos para o setor público e privado em diversas cidades no Brasil e no exterior.

http://www.jaimelerner.com/

PRINCIPAIS CONCEITOS URBANÍSTICOS DO PROJETO

Compartilhando valores

Assim como acontece em todos os projetos capitaneados por Jaime Lerner, o Projeto CSul foi concebido a partir do conceito do Novo Urbanismo, que tem como característica principal a concepção de espaços urbanos sustentáveis e dinâmicos, onde empreendimentos imobiliários convivem em harmonia com empreendimentos comerciais, de serviço e lazer.

A ideia é planejar os espaços urbanos, para que as pessoas possam morar, trabalhar, estudar, se divertir e viver em uma mesma centralidade urbana, sem que precisem enfrentar o desconforto dos grandes deslocamentos no trânsito caótico das grandes cidades.

Entre as diretrizes urbanísticas do Projeto CSul destaca-se o seu compromisso de promover o desenvolvimento de longo prazo da Centralidade Sul da RMBH, sempre buscando inovações que transformem a região em referência em sustentabilidade ambiental, econômica e social. O cuidado com a preservação das paisagens locais, com o equilíbrio ambiental, assim como com a implantação de equipamentos públicos de alto padrão são características fundamentais do Projeto CSul.

Além disso, o Projeto CSul também tem o compromisso de manter estreita ligação com os pólos de vizinhança, vitaminando o desenvolvimento econômico dos projetos que já estão presentes na região. Mas também vai trabalhar para atrair novos empreendimentos, que possam complementar o mix regional, ampliando a oferta de bens e serviços, assim como induzindo a instalação de novas empresas que possam gerar empregos para quem vive na região.

Por meio desta geração compartilhada de valor, o Projeto CSul pretende contribuir para que todos os moradores e frequentadores da região tenham à sua disposição a infraestrutura necessária para viver e trabalhar dentro de padrões superiores de bem-estar social.

Meio Ambiente saudável e equilibrado

Os empreendedores à frente do Projeto CSul acreditam que a sustentabilidade ambiental é condição essencial à implantação de empreendimentos imobiliários e comerciais na região da Lagoa dos Ingleses. Afinal, um de seus maiores atrativos é justamente a sua imensa beleza natural.

Por isso mesmo, o masterplan do empreendimento foi concebido resguardando a necessidade de preservar os remanescentes de Mata Atlântica presentes nos arredores da Lagoa dos Ingleses. Para subsidiar o planejamento urbano, foram realizados estudos ambientais aprofundados de todo o entorno do Projeto CSul, que será implantado em conectividade com o Sistema de Áreas Protegidas (SAP) do Vetor Sul da RMBH.

As diretrizes do Projeto CSul recomendam, entre outras coisas, que o uso e a ocupação do solo obedeçam às características do relevo regional, dentro dos padrões de governança socioambiental definidos pelo masterplan. Para salvaguardar o equilíbrio ambiental, os empreendedores do Projeto CSul também pretendem propor aos órgãos públicos responsáveis pela gestão da RMBH a criação da RPPN Serra da Moeda, inclusive com a criação de indicadores ambientais que permitam o monitoramento dos impactos provocados pela mudança do perfil de ocupação.

2014 www.csullagoadosingleses.com.br. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Avenida Princesa Diana, 55
Lagoa dos Ingleses - Nova Lima/MG