Feira de Queca e Lamparina acontece nos dias 7 e 8 de dezembro em Nova Lima

03-12-2018

Compartilhe

Os doces queca e lamparina foram incorporados ao patrimônio cultural da cidade; produtos serão apresentados na feira nos dias 7 e 8 de dezembro

A identidade cultural de um povo é marcada, principalmente, por seus costumes e por suas comidas típicas. Por isso, aproveite para experimentar os doces tradicionais de Nova Lima, muito apreciados nessa época do ano, durante a Feira de Queca e Lamparina, que acontece nos dias 7 e 8 de dezembro, no hall da Prefeitura de Nova Lima. Produzidos sob influência europeia, esses doces já foram incorporados ao patrimônio cultural da cidade. A queca é uma variação do “Christmas Cake” inglês, um bolo das festas natalinas da época, feito à base de conhaque e frutas cristalizadas variadas, como castanhas, nozes, passas, ameixas e cerejas. Na versão mineira do bolo, as frutas podem vir dos próprios quintais das quituteiras.

Já o doce lamparina, adaptado do pastel de Belém de Portugal, feito à base de massa folheada e tem como principal ingrediente o coco. A iguaria foi criada por um casal francês que tinha uma pousada em Nova Lima, para agradar o imperador Dom Pedro II, que estava em visita à região no ano de 1881. O doce lamparina é preparada em formas de empadas e leva este nome porque, antigamente, sobre o doce, colocava-se um pavio concentrado com azeite e água, que era acendido com fogo, tal qual uma lamparina.

Turismo Gastronômico
Esses doces contribuem para potencializar o turismo e a economia de uma região. Em Nova Lima, a imigração provocada pela corrida da exploração mineral deixou marcas de italianos, árabes, espanhóis, africanos, portugueses e ingleses gravados em diversas áreas, inclusive na culinária. A Feira visa resgatar a forte influência de imigrantes que vieram de várias partes do mundo e se instalaram em Nova Lima, deixando um rico legado cultural até hoje presente na arquitetura, tradição e culinária da cidade. Os imigrantes compartilham receitas tradicionais de famílias com o objetivo de valorizar a história da colonização da cidade.

Deixe seu comentário

2014 www.csullagoadosingleses.com.br. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Avenida Princesa Diana, 55
Lagoa dos Ingleses - Nova Lima/MG