Desenvolvimento Metropolitano

Desde a extinção do Plambel – órgão governamental responsável por planejar o desenvolvimento urbanístico de Belo Horizonte e região – o Governo de Minas decidiu implantar um novo modelo de gestão metropolitana, dando início a um amplo debate sobre o assunto, que envolveu diferentes atores sociais.

Foram dois anos de discussões até a aprovação, em 2006, das leis que regulamentam o novo arranjo institucional para a gestão do desenvolvimento nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte e do Vale do Aço. O Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDDI/RMBH), aprovado em 2010, é parte desse novo arranjo e constitui-se como principal instrumento do planejamento do crescimento dos 34 municípios da RMBH nas próximas décadas.

Esse processo de planejamento urbano compartilhado tem como elemento central a reestruturação territorial da RMBH para a redução das desigualdades sociais, econômicas e culturais. Ao invés de concentrar o desenvolvimento da RMBH em apenas uma região, o PDDI pretende estimular o desenvolvimento de vários pólos urbanos, com capacidade de reunir diversos tipos de ocupações, usos e atividades.

Para saber mais sobre o PDDI acesse:
http://www.rmbh.org.br/pt-br
http://www.agenciarmbh.mg.gov.br/pddi/pddi-rmbh

2014 www.csullagoadosingleses.com.br. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Avenida Princesa Diana, 55
Lagoa dos Ingleses - Nova Lima/MG