Nesse mês, o projeto Canto das Aves apresenta mais uma espécie típica da Lagoa dos Ingleses. O Pula-pula-assobiador é exclusivo da Mata Atlântica, vivendo no solo e se deslocando com pulos, em busca insetos e locais protegidos para construir seu ninho. A espécie é reconhecido por sua harmoniosa melodia, composta por notas agudas e cristalinas. Além de toda a beleza, seu canto ajuda a indicar presença de trechos de Mata Atlântica em excelente estado de conservação, já que ele desaparece de florestas degradadas e alteradas.
Você conhece o tangará? Se ainda não conhece, vai ficar fascinado com as cores e o curioso estilo de vida da primeira espécie que vamos apresentar. Saiba mais sobre um dos representantes da avifauna da região da Lagoa dos Ingleses a seguir!
O tangará é um pequeno pássaro que vive em florestas úmidas repletas de pequenos frutos silvestres, seu alimento predileto.
A plumagem do macho adulto é extraordinária e muito colorida, e as fêmeas são discretas e podem inclusive passar despercebidas aos pouco atentos. O tangará é conhecido pelo seu ritual de acasalamento, no qual os machos formam grupos de 4 a 6 indivíduos e se posicionam lado a lado, se revezando para realizar danças para a fêmea, que observa o espetáculo.
Cabe às fêmeas a construção do ninho, a incubação dos ovos e o cuidado com os filhotes. Por isso sua plumagem permanece verde ao longo de toda vida, como uma forma de camuflagem para sua proteção.
O tangará é uma ave natural da Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos do planeta. E você? Já observou essa espécie tão única? Conta pra gente!